.

.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

"MEDJUGORJE"


VISÃO GERAL DAS MENSAGENS 

PAZ

Já no terceiro dia, Nossa Senhora sublinhou a paz como a primeira de suas mensagens: "Paz, paz, paz e somente paz!" após o que ela disse duas vezes: "A paz deve reinar entre Deus e o homem e entre as pessoas".  Considerando que Marija estava vendo uma cruz quando Nossa Senhora deu essa mensagem, a conclusão óbvia é que esta paz vem de Deus. Deus, que através de Nossa Senhora em Cristo se tornou a nossa paz. (Efésios 2:14) "Porque Ele é a paz entre nós" ... Essa paz, "o mundo não pode dar" (João 14:27) e é por isso que Cristo ordenou a seus apóstolos que a levassem ao mundo (Mateus 10:11), para que todos os homens pudessem tornar-se "filhos da paz" (Lucas 10:6). “É por isso que Nossa Senhora como “Rainha dos Apóstolos” em Medjugorje se refere especificamente a si mesma como ”Rainha da Paz ". Quem melhor do que ela pode com mais sucesso convencer o mundo de hoje confrontado com a ameaça de destruição, quão grande e quão necessária é a paz.
  

A segunda das mensagens de Nossa Senhora é a fé. Já no quarto, quinto e sexto dia das aparições, Nossa Senhora exortou os presentes a ter uma fé firme. Compreensivelmente, ela repetiu esta mensagem

muitas vezes. Sem fé não podemos chegar à paz! Não só isso, mas a fé é em si uma resposta à Palavra de Deus, que ele não só proclama, mas na verdade nos dá. Quando cremos, nós aceitamos a Palavra de Deus, que em Cristo se tornou "nossa paz" (Efésios 2:14). Aceitando-a, o indivíduo torna-se uma nova criatura, com uma nova vida de Cristo em si, e uma participação na natureza de Deus (1 Pedro 1:4, Efésios 2:18).   Deste modo, o indivíduo assegura-se da paz com Deus e com os outros.

Mais uma vez não há ninguém que possa entender melhor a necessidade e a eficácia da fé do que Nossa Senhora.  É por isso que ela enfatizou  em todas as ocasiões e encarregou  os videntes de trazer os outros à luz da fé. Nossa Senhora apresentou a fé como uma resposta para tudo, não importa o que as pessoas estivessem procurando. Ela apresentou-a como pré-requisito de toda a oração, desejos e demandas, relacionando-a com integridade, saúde e a outras necessidades humanas.
  
CONVERSÃO

Conversão foi outra das mensagens freqüentes de Nossa Senhora. Isto pressupõe que ela percebeu a debilidade ou uma completa falta de fé na humanidade hoje. E sem a conversão é impossível alcançar a paz.

 Verdadeira  conversão significa a purificação ou limpeza do coração, (Jeremias 4:14), porque um coração corrompido ou "deteriorado" é a base de más relações, que por sua vez trazem desordem social, leis injustas, constituições ruins etc.   Sem uma mudança radical do coração, sem a conversão do coração, não há paz. Por esta razão, Nossa Senhora continuamente sugere a confissão frequente. O pedido é dirigido a todos, sem diferenciação, porque, "nenhum de nós é justo "...." todos se desviaram, ninguém é correto"  (Romanos 3:11-12).

ORAÇÃO

Quase diariamente, a partir do quinto dia das aparições de Nossa Senhora  recomenda a oração. Ela pede a todos para "orar sem cessar", assim como o próprio Cristo ensinou (Marcos 9:29, Mateus 09:38, Lucas 11:5-13). A oração, portanto, estimula e fortalece a nossa fé, sem a qual a nossa relação com Deus é desordenada ; assim  como é nossa relação com os outros.  A oração também nos lembra como  Deus está perto de nós, mesmo em nossa vida diária: Na oração nós O reconhecemos, nós damos graças por Suas dádivas para conosco, e ficamos cheios de expectativa esperançosa do que precisamos, mas particularmente a nossa redenção. A oração solidifica o equilíbrio do indivíduo, e ajuda-nos a ter uma  "relação ordenada com Deus ", sem a qual é impossível manter a paz seja com Deus ou com nosso próximo.

A Palavra do Senhor familiarizou-se com toda a humanidade e aguarda resposta da humanidade. É precisamente isso que dá a oração a "justificação". Nossa resposta deve ser a  "fé falada", ou "oração". Na oração, a fé anima, renova, fortalece e se sustenta. Além disto, a oração do homem realmente testemunha o Evangelho, e  a existência de Deus, provocando assim uma resposta de fé nos outros.

JEJUM

Já no sexto dia das aparições, Nossa Senhora, muitas vezes recomendou o jejum, pois isto auxilia a  fé. Ou seja, a prática do jejum auxilia e  assegura o controle sobre si mesmo. Somente a pessoa que pode dominar-se é verdadeiramente livre, e é capaz de abandonar-se a Deus e ao seu próximo, como exige a fé. O jejum garante-lhe que seu abandono da fé é seguro e sincero. Ele ajuda-o a libertar-se de toda escravidão, mas especialmente da escravidão do pecado. Quem não está no controle de si mesmo é, de alguma forma escravizado. Portanto, o jejum ajuda o indivíduo a conter-se em procurar o prazer desordenado que por sua vez leva a uma existência fútil e inútil, muitas vezes um desperdício dos bens que são extremamente necessários para que  outros tenham  a sobrevivência básica.

Com o jejum também recuperamos o dom, o que cria dentro de nós um amor realista para com os pobres e os desamparados, o que até certo ponto reduz a distância entre ricos e pobres. Portanto, sana as necessidades  dos pobres e também sana os excessos e as autoindulgência de outros. E em sua própria maneira, dá uma dimensão da paz que hoje de modo especial, está ameaçada pela diferença no estilo de vida dos ricos e pobres. (Por exemplo, Hemisfério Norte e Sul).

Para resumir, podemos dizer que as mensagens de Nossa Senhora enfatizam que  a paz é o bem maior, e que a fé, a conversão a oração e o jejum são os meios pelos quais podemos alcançá-la.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário