.

.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

"MEDJUGORJE" 

APRESENTAÇÃO DAS MENSAGENS
Um Breve Histórico das Aparições de Nossa Senhora em Medjugorje


Há já bastante tempo, em Medjugorje (Citluk, Bosnia-Herzegovina) seis testemunhas dignas de confiança testificam com firmeza, sob juramento, que desde o dia 24 de junho de 1981, a Santíssima Virgem Maria, ou Nossa Senhora (Gospa) como é afetuosamente chamada aqui, aparece para eles todos os  dias até hoje.

O Primeiro Dia

 

Na data acima, aproximadamente às seis horas da tarde, na área da colina de Crnica conhecida como Podbrdo, os adolescentes Ivanka Ivankovic, Mirjana Dragicevic, Vicka Ivankovic, Ivan Dragicevic, Ivan Ivankovic e Milka Pavlovic viram uma mulher incrivelmente bela com uma criancinha nos braços.  Ela não disse nada à eles mas indicou, por gestos, que eles deveriam chegar mais perto.  Surpresos e assustados eles ficaram com medo de se aproximar, mesmo achando imediatamente que ela era Nossa Senhora.

O Segundo Dia

No segundo dia, 25 de junho de 1981, os adolescentes concordaram em se encontrar novamente no mesmo lugar onde Nossa Senhora tinha previamente aparecido, na esperança de vê-la de novo.  Subitamente houve um relâmpago luminoso.  Eles  olharam para cima e viram Nossa Senhora, desta vez, sem a criança.  Ela estava sorrindo e alegre e era indescritivelmente bela.  Com as mãos ela sinalizou para que eles se aproximassem.  Eles se abraçaram e foram até ela.  Eles imediatamente caíram de joelhos e começaram a rezar o Pai Nosso, a Ave Maria e o Glória.  Nossa Senhora rezou com eles, exceto quando recitavam a Ave Maria.

Depois da oração ela começou a falar com os adolescentes.  Ivanka, em primeiro lugar perguntou à ela sobe sua mãe que havia falecido dois meses antes.  E Mirjana pediu algum sinal a Nossa Senhora para que eles pudessem mostrar as pessoas  que eles não estavam mentindo ou não eram malucos, como algumas pessoas estavam dizendo.

Nossa Senhora finalmente deixou-os com as palavras “Deus esteja com vocês meus anjos!”.  Antes disto, quando os adolescentes perguntaram se a veriam no dia seguinte, ela assentiu com a cabeça.

De acordo com os videntes, todo o encontro foi indescritível.  Naquele dia dois dos adolescentes, que compunham o grupo anterior estavam faltando:  Ivan Ivankovic e Milka Pavlovic.  Eles foram substituídos por dois outros:  Marija Pavlovic e Jakov Colo.  E daquele dia em diante, de acordo com estes seis, Nossa Senhora aparece regularmente para eles.  Milka Pavlovic e Ivan Ivankovic que estavam presentes no primeiro dia das aparições não mais viram Nossa Senhora, embora tenham retornado ao local das aparições, na esperança de vê-la.

O Terceiro Dia

No dia 26 de junho de 1981, os adolescentes ansiosos aguardaram perto de seis horas da tarde, que era quando ela tinha aparecido anteriormente.  Eles estavam indo para o mesmo local, para encontrar com ela lá.  Eles estavam felizes, embora sua alegria estivesse mesclada de temor perguntando-se o que viria depois disto.  A despeito disto, os adolescentes podiam sentir uma espécie de força interior atraindo-os para encontrarem-se com Nossa Senhora.

Subitamente, enquanto eles estavam ainda a caminho, uma luz relampejou três vezes.  Para eles e para eles e para os que os seguiam era uma indicação da proximidade de Nossa Senhora.  Naquele terceiro dia Nossa Senhora apareceu para eles em um local ainda mais alto que das outras vezes.  De repente ela desapareceu.  E quando os adolescentes começaram a rezar, ela reapareceu.  Ela estava alegre e sorria serenamente e mais uma vez sua beleza era impressionante.

Quando eles saíam de casa, algumas senhoras de mais idade sugeriram que eles levassem consigo água benta para ter certeza que não era Satanás.  Quando estavam com Nossa Senhora, Vicka pegou a ;água e borrifou na direção da visão dizendo, “Se a senhora é Nossa Senhora, por favor fique e se não é, vá para longe de nós”.  Nossa Senhora sorriu e permaneceu com eles.   Então Mirjana perguntou o nome dela e ela respondeu; “Eu Sou a Bem Aventurada Virgem Maria”.

O mesmo dia, voltando do Podbrdo, Nossa Senhora apareceu mais uma vez, desta vez somente para Maria dizendo, “Paz, paz, paz e somente paz”.  Atrás de Nossa Senhora, Maria viu uma cruz.  Depois do que falou, Nossa Senhora repetia em lágrimas, as seguintes palavras, “A paz deve reinar entre os homens e Deus e entre todas as pessoas!”.  A área onde isto ocorreu fica a meio caminho entre  a estrada e o local da aparição.

O Quarto Dia

No dia 27 de junho de 1981, Nossa Senhora apareceu três vezes para os videntes.  Em tal ocasião, eles fizeram todos os tipos de perguntas e Nossa Senhora as respondeu.  Para os sacerdotes ela deu esta mensagem: “Que os padres acreditem firmemente e cuidem da fé do povo”.  Mais uma vez, Jakov e Mirjana pediram um sinal, porque as pessoas estavam começando a acusá-los de mentirosos e usuários de drogas.  “Não tenham medo de nada”, disse Nossa Senhora.

Antes de partir, quando perguntaram se ela voltaria, indicou que sim.  Ao descer do Podbrdo, Nossa Senhora apareceu mais uma vez para despedir-se com as palavras, “Que Deus esteja com vocês meus anjos, vão em paz!”.

O Quinto Dia

No dia 28 de junho de 1981, grandes multidões estavam se reunindo vindas de todas as partes desde as primeiras horas da manhã.  Ao meio dia havia cerca de quinze mil pessoas.  Nesse mesmo dia, o pároco da cidade, Frei Jozo Zovko, fez perguntas aos adolescentes sobre o que tinham visto e ouvido nos dias anteriores.

No horário de costume Nossa Senhora apareceu de novo.  Os videntes rezaram com ela e depois a questionaram.  Vicka por exemplo perguntou , “Minha querida Senhora, o que a Senhora quer de nós e o que a Senhora quer de nossos padres?”  Nossa Senhora replicou: “As pessoas devem rezar e acreditar firmemente”.  Com relação aos sacerdotes, ela replicou que eles deveriam acreditar firmemente e ajudar os outros a fazer o mesmo.

Naquele dia Nossa Senhora veio e foi várias vezes.  Durante uma destas vezes, os adolescentes perguntaram a ela porque ela não aparecia na Paróquia para que todos pudessem vê-la.  Ela replicou, “Bem aventurados sejam os que não viram e acreditam”.

Embora as multidões os estivessem pressionando com perguntas e curiosidades e o dia tivesse sido pesado e abafado, os adolescentes  sentiam-se como se estivessem no céu.

O Sexto Dia

No dia 29 de junho de 1981, os videntes foram levados a Mostar para um exame médico depois do qual foram considerados “saudáveis”.  A declaração do psiquiatra foi :  “Eles não estão loucos, mas a pessoa que trouxe eles aqui deve estar.”

As multidões na Colina das Aparições naquele dia eram mais numerosas do que nunca.  Assim que os adolescentes chegaram ao local de costume e começaram a rezar, Nossa Senhora apareceu.  Naquela ocasião, a Bem Aventurada Mãe os exortou a ter fé dizendo, “As pessoas devem acreditar com firmeza e não ter medo”.

Naquele dia, uma médica que estava seguindo e acompanhando os videntes, durante a aparição desejou tocar em Nossa Senhora.  Os adolescentes conduziram a mão dela até o local onde estava o ombro de Nossa Senhora e ela sentiu uma sensação de comichão.  A médica, mesmo sendo atéia teve que admitir que, “Aqui está acontecendo alguma coisa estranha!”

No mesmo dia uma criança, chamada Daniel Setka, foi miraculosamente curada.  Seus pais a tinham trazido a Medjugorje, rezando especificamente por uma cura.  Nossa Senhora tinha prometido que isto aconteceria se os pais rezassem e jejuassem e acreditassem firmemente.  A criança ficou curada/

O Sétimo Dia

No dia 30 de junho de 1981, duas jovens sugeriram aos adolescentes que fossem de carro mais adianta para poder passear em paz.  Na verdade sua intenção era levá-los para longe da área e mantê-los até que o horário regular das aparições tivesse passado.  Entretanto, embora os adolescentes estivessem longe do Podbrdo, no horário usual das aparições, o que aconteceu foi como se eles tivessem recebido um aviso interior pedindo para sair do carro.  Assim que saíram e fizeram uma oração, Nossa Senhora aproximou-se deles, vinda da direção do Podbrdo, que estava a mais de um quilômetro de distância.  Ela rezou com eles os sete Pai Nossos, etc.  E assim, o truque das moças não teve qualquer efeito. 

Logo depois disso a polícia começou a prejudicar os adolescentes e os peregrinos que iam ao  Podbrdo, o local das aparições. Os adolescentes, e logo depois até as multidões foram proibidos de ir para lá. Mas Nossa Senhora continuou a aparecer-lhes em lugares secretos, em suas casas e nos campos. Os adolescentes já haviam ganhado confiança, e falavam abertamente com Nossa Senhora, ansiosamente buscando o seu conselho, ouvindo suas advertências e mensagens. Os acontecimentos de Medjugorje continuaram desta forma até o dia 15 de janeiro de 1982.

Nesse meio tempo, o pároco começou a acolher os peregrinos na Igreja, habilitando-os a participar do rosário e para celebrar a Eucaristia. Os adolescentes também rezavam o rosário. Nossa Senhora aparecia-lhes, por vezes, na igreja naquele momento. Mesmo o pároco uma  vez enquanto rezava o terço, viu Nossa Senhora. Imediatamente ele parou de orar e espontaneamente começou a cantar um hino popular: "Lijepa si, lijepa, Djevo Marijo" - "Como você é bonita, Santíssima Virgem Maria". Toda a igreja podia ver que algo incomum estava acontecendo com ele. Depois disso, ele afirmou que a  tinha visto. E assim, aquele que até então não apenas duvidava, mas era  abertamente contra até  comentários  sobre as  aparições, tornou-se seu defensor. Ele testemunhou o seu apoio às aparições até mesmo ao ponto de sofrer uma sentença de prisão.

A partir da 15 de janeiro de  1982 os adolescentes viam Nossa Senhora em uma área fechada da Paróquia. O pároco arranjou este modo por causa das dificuldades recém surgidas e às vezes até perigos, que aconteciam com os videntes.  Anteriormente os adolescentes tinham assegurado que isto estava de acordo com os desejos de Nossa Senhora. Por causa da proibição do Bispo diocesano no entanto, de abril de 1985 em diante os videntes deixaram de usar a área da igreja como um local da aparição. Em vez disso, eles foram para uma sala  na casa paroquial.

Todo esse tempo, desde o início das aparições até hoje, houve apenas cinco dias, em que  nenhum dos adolescentes viram Nossa Senhora.

Nossa Senhora não aparecia sempre no mesmo lugar,  nem para o mesmo grupo, nem pessoas, nem suas aparições sempre duravam um período específico.  Às vezes, as aparições duravam dois minutos, às vezes uma hora. E nem Nossa Senhora aparecia conforme a vontade dos adolescentes. Às vezes, eles oravam e esperavam, mas Nossa Senhora não aparecia até um pouco depois, inesperadamente  e sem aviso. E às vezes ela aparecia a um e não a outros. Se ela não tinha  prometido um tempo determinado, ninguém sabia quando ela iria aparecer, ou se ela iria aparecer. Nem ela sempre aparecia apenas para os videntes citados acima, mas para outros também de diferentes idades, estaturas, raças, educação e tipos da vida. Tudo isso sugere que as aparições não são um produto da imaginação. Não dependem nem de tempo nem lugar, nem das vontade ou da oração do peregrino ou vidente, mas de acordo com a  vontade d'Aquele que o permite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário